Internacionalização via e-commerce
Componente 16 «Empresas 4.0»
Transição Digital do PRR
FINALIDADES E OBJETIVOS
Apoiar projetos de empresas que visem especificamente a comercialização de produtos/serviços por canais digitais, que promovam e/ou consolidem presença direta nos canais online, seja através de loja própria online seja através da adesão a marketplaces.
BENEFICÁRIAS
São elegíveis no âmbito do presente concurso Empresas (PME) de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica.
i) Apresentar situação líquida positiva no exercício fiscal de 2023;
ii) Realização de um Diagnóstico E-commerce prévio, com pontuação final igual ou superior a 20 pontos;
iii) Plano detalhado de E-commerce Internacional que sustente a apresentação da candidatura.
INDICADORES
- Criação de loja online;
- N.º de novos serviços e/ou funcionalidades introduzidas em loja própria online;
- N.º de novas adesões a marketplaces;
- N.º de mercados abrangidos no âmbito das ações de marketing digital.
- N.º de novas adesões a marketplaces;
- N.º de mercados abrangidos no âmbito das ações de marketing digital.
LIMITES MÍNIMOS E MÁXIMOS DE DESPESA
10.000 € e 25.000 €
DURAÇÃO DO PROJETO
Os projetos têm como data-limite de execução 30 de setembro de 2025.
PRAZO APRESENTAÇÃO CANDIDATURAS
O prazo termina às 18h de 4 de novembro de 2024.
DESPESAS ELEGÍVEIS
- a) as aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto;
- b) as despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas ao desenho e implementação de:
- - Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
- - User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
- - Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;
- - Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;
- - Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
- - Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
- - Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
- - Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
- - Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
- - Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e
visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação
de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e
conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.
- c) Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI (QNQ).