PRR

    INTERNACIONALIZAÇÃO VIA E-COMMERCE

    Concursos abertos

    Internacionalização via e-commerce

    Componente 16 «Empresas 4.0» 
    Transição Digital do PRR



    FINALIDADES E OBJETIVOS

    Apoiar projetos de empresas que visem especificamente a comercialização de produtos/serviços por canais digitais, que promovam e/ou consolidem presença direta nos canais online, seja através de loja própria online seja através da adesão a marketplaces.

    BENEFICÁRIAS

    São elegíveis no âmbito do presente concurso Empresas (PME) de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica. 


    i) Apresentar situação líquida positiva no exercício fiscal de 2023;

    ii) Realização de um Diagnóstico E-commerce prévio, com pontuação final igual ou superior a 20 pontos;

    iii) Plano detalhado de E-commerce Internacional que sustente a apresentação da candidatura.

    INDICADORES

    - Criação de loja online; 
    - N.º de novos serviços e/ou funcionalidades introduzidas em loja própria online; 
    - N.º de novas adesões a marketplaces; 
    - N.º de mercados abrangidos no âmbito das ações de marketing digital.

    LIMITES MÍNIMOS E MÁXIMOS DE DESPESA 

    10.000 € e 25.000 €

    DURAÇÃO DO PROJETO

    Os projetos têm como data-limite de execução 30 de setembro de 2025. 

    PRAZO APRESENTAÇÃO CANDIDATURAS 

    O prazo termina às 18h de 4 de novembro de 2024.


    DESPESAS ELEGÍVEIS
    • a) as aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto;
    • b) as despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas ao desenho e implementação de:
    • - Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
    • - User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
    • - Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce; 
          • - Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto; 
          • - Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio; 
          • - Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais; 
          • - Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa; 
          • - Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
          • - Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets; 
          • - Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão. 
          • c) Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI (QNQ).

    NEWSLETTER