PORTUGAL 2030

    SIID - I&D&I EMPRESARIAL

    30 de janeiro a 30 de maio de 2025

    Investigação, Desenvolvimento e Inovação  Empresarial 

    Operações em Copromoção 



    FINALIDADE

    Estimular, a Investigação, Desenvolvimento e Inovação Empresarial (IDI), integrada com investimento empresarial de natureza inovadora, com o objetivo de desenvolver atividades desde a investigação até à produção e ou introdução no mercado de produtos ou processos, potenciando a inovação produtiva, decorrentes da cooperação entre empresas (PME e ou grande empresa) e ou ENESII. 

    BENEFICIÁRIOS

    São suscetíveis de apoio as operações individuais de micro, pequenas e médias empresas (PME) e as Small Mid Caps. São ainda beneficiárias as Grandes Empresas que não são Small Mid Caps, desde que as operações sejam desenvolvidas em copromoção com PME.

    São igualmente beneficiárias, desde que em copromoção com PME ou Small Mid Caps, em operações que podem também incluir Grandes Empresas, as ENESII, incluindo das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

    ÁREA GEOGRÁFICA

    Todo o território de Portugal Continental (Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve). 


    OBJETIVOS

    No âmbito da presente tipologia de intervenção são apoiadas as operações de «Investimento Integrado em Investigação, Desenvolvimento e Inovação Empresarial (I&D&I)», com o objetivo de desenvolver atividades desde a investigação até à produção e/ou introdução no mercado de produtos ou processos, potenciando a inovação produtiva, decorrentes da cooperação entre empresas, envolvendo PME e/ou Small Mid Caps em copromoção com grandes empresas e/ou com ENESII.

    Os investimentos produtivos previstos devem ser complementares às atividades de I&D apoiadas, visando a produção de bens de alta ou média-alta intensidade tecnológica ou de serviços intensivos em conhecimento com foco transacionável ou internacionalizável, com elevado nível de incorporação nacional, que permitam completar cadeias de valor e a integração em cadeias de valor globais;

    FINANCIAMENTO

    O incentivo a conceder no âmbito das atividades de I&D é calculado através da aplicação de uma taxa base e de uma taxa de majoração às despesas elegíveis, até uma intensidade máxima de 80 %. 


    Taxa Base
    Até 50 % para a investigação industrial;

    Até 25 % para o desenvolvimento experimental 


    Majorações 

    Dimensão da empresa

    10 p.p. a atribuir a médias empresas ou

    20 p.p. a atribuir a micro e pequenas empresas;


    Colaboração Efetiva e Divulgação Ampla dos Resultados

    15 p.p


    Localização da operação

    5 p.p. a atribuir às operações localizadas nas regiões Norte, Centro ou Alentejo e até 5 p.p. a atribuir às operações localizadas nos territórios de c) do mapa de auxílios com finalidade regional 2022 -2027 aprovado pela Comissão Europeia (Auxílio Estatal n.º SA 100752 e n.º SA. 106697). 


    Prioridades Políticas Setoriais

    5 p.p. a atribuir às operações fundamentalmente orientadas para as políticas públicas setoriais, transversais ou setoriais. 


    O incentivo a conceder no âmbito dos investimentos produtivos é calculado através da aplicação de uma taxa base e de uma taxa de majoração às despesas elegíveis, até uma intensidade máxima de 75 %


    Taxa Base

    30 p.p. para grandes empresas

    40 p.p. para médias empresas

    50 p.p. para micro e pequenas empresas


    Majorações 

    Prioridades de políticas setoriais e ou territoriais: 20 p.p. para operações orientadas para temáticas com especial relevância para políticas públicas setoriais, transversais ou territoriais

    Criação emprego qualificado: até 5 p.p. a atribuir a operações que gerem postos de trabalho qualificados

    Capitalização PME: 5 p.p. a atribuir a operações cuja componente privada seja financiada maioritariamente por capitais próprios, designadamente, capital social, incorporação de suprimentos e prestações suplementares de capital 

    Qualificação da Gestão: 5 p.p. a atribuir a operações que incluam ações que visem a formação de empresários, gestões ou dirigentes.


    NEWSLETTER