NOTÍCIAS

    INTERNACIONALIZAÇÃO VIA E-COMMERCE

    Aviso N.º 08/C16-i02/2022

    Plano de Recuperação e Resilência

    Internacionalização Via E-commerce


    Objetivos


    Conceder apoios a projetos individuais de PME que, suportados em Planos Detalhados de E-commerce Internacional, visem a concretização de estratégias de internacionalização digital baseadas na implementação de tecnologias e processos associados às tecnologias digitais que configurem ajustamentos aos modelos de negócio internacionais, anulando barreiras geográficas e introduzindo alterações na relação entre os vários intervenientes na cadeia de valor, bem como com o cliente. Os projetos devem integrar a presença direta nos canais online, designadamente a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.


    Beneficiários


    São elegíveis no âmbito do presente concurso Empresas (PME) de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica. 


    Condições Específicas de Acesso


    i) Apresentar situação líquida positiva no exercício fiscal de 2021

    Realização de um Diagnóstico E-commerce prévio, com pontuação final superior a 20 pontos; 

    iii) Plano detalhado de E-commerce Internacional que sustente a apresentação da candidatura e, por outro lado, a definição da tipologia da candidatura a submeter


    Tipologias de Projeto


    i) "Mais Mercados": que enquadrará os projetos de Internacionalização promovidos pelas PME que demonstram melhores condições para promover o alargamento e a diversificação de mercados de exportação através de canais digitais, traduzidas numa pontuação final igual ou superior a 75 pontos obtida no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado. 


    ii) "Novas Exportadoras": que enquadrará os projetos de internacionalização promovidos pelas PME que tenham obtido uma pontuação final igual ou superior a 20 pontos e inferior a 75 pontos no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado.


    Limites Máximos de Despesa


    i) 10.000 € e 25.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras”;

    ii) 25.000 € e 85.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”.


    Duração do Projeto


    Os projetos têm uma duração máxima de 12 meses a contar da data de assinatura do Termo de Aceitação.   


    Indicadores de Resultados


    Há lugar à contratualização de resultados com o beneficiário final, considerando um ou mais dos seguintes indicadores: 

     criação de loja online; 

     N.º de novos serviços e/ou funcionalidades introduzidas em loja própria online; 

     N.º de novas adesões a marketplaces; 

     N.º de mercados abrangidos no âmbito das ações de marketing digital.

    Despesas Elegíveis


    a) as aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto;


    b) as despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas ao desenho e implementação de:

    Estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;


    User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;


    Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;


    Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;


    Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;


    Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;


    Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;


    Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;


    Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;


    Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.


    c) Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI (QNQ).

    São elegíveis as despesas assumidas a partir da data da submissão da candidatura, não podendo o projeto estar iniciado à data de apresentação da mesma.
    NEWSLETTER